MENU

PROJETOS BRISA, BANDA NOVA FUNCART E DANÇA NAS ESCOLAS

 

Dança nas Escolas

Os projetos Dança nas Escolas é desenvolvido pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), em parceria com a Secretaria de Cultura do município. Ele atende estudantes, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil e do ensino fundamental. O Dança nas Escolas oferece a oportunidade de contato com as linguagens artísticas, especificamente a dança, sob as esferas do fazer, do conhecimento e da apreciação artística, além de identificar novos talentos para o exercício da dança,

Desenvolvido em quatro etapas, com duração total de oito dias, o Dança nas Escolas é um projeto itinerante, realizado em cinco unidades de ensino da rede municipal a cada ano.

Em uma primeira etapa, o projeto promove uma oficina teórica e prática com professores da escola. Na segunda, desenvolve oficinas com todos os alunos da escola sobre formação, profissão e dia a dia da vida de um bailarino profissional. Também são tratados os temas das apresentações nos espetáculos.

Na terceira etapa, ocorrem as apresentações de dança em cada escola.

Na quarta etapa, são realizadas as oficinas práticas de dança, com aulas de balé clássico em nível iniciante. Podem participar estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudos para o curso de dança clássica na Escola Municipal de Dança da Funcart. São selecionados estudantes entre 8 e 12 anos de idade.

 

Banda Nova

O Projeto Banda Nova, criado em 2009 durante a 2ª Virada Cultural Funcart, consolidou-se como um coletivo dedicado à promoção da música autoral em Londrina e região. Com eventos mensais no Bar Valentino, o projeto atraiu cerca de 100 pessoas por edição. Em 2012, expandiu-se para a Concha Acústica, reunindo um público total de aproximadamente 500 pessoas.

Em 2018, uma parceria com o Centro Cultural Sesi/AML trouxe estrutura e oportunidades, resultando em cerca de 15 shows em um ano. Após o término da parceria, o Banda Nova retornou à Funcart e enfrentou desafios da pandemia. Na 14ª edição, selecionou 6 bandas entre 31 inscrições, realizando shows para cerca de 800 pessoas em setembro de 2023.

Em 2023, estabeleceu uma colaboração com o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), visando fortalecer a cena musical local e promover a inclusão cultural. O Banda Nova busca apoio do FIML para divulgar o projeto, disponibilizar vagas em cursos do festival e integrar o Banda Nova à programação do evento. Em contrapartida, o FIML terá a oportunidade de incluir o Banda Nova em sua programação e apresentar uma banda formada na Oficina Banda de Garagem do 43º FIML.

Hoje, com o apoio do Promic, o Projeto Banda Nova continua sua missão de fomentar a música autoral na região, celebrando a diversidade musical e incentivando talentos locais

 

Brisa

O Projeto BRISA: Saraus Artísticos é uma iniciativa da FUNCART (Fundação Cultura Artística de Londrina) que desde 2018 promove o acesso à cultura para pessoas em situação de rua e/ou abrigos institucionais em Londrina. Patrocinado pelo *PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Londrina)*, realizou quase 100 apresentações artísticas, impactando mais de 4.000 pessoas na comunidade.

Nossa missão é proporcionar oportunidades culturais para todos, promovendo autoestima, aprendizado e integração social por meio de atividades como oficinas de arte, teatro, música e dança, exposições culturais e eventos artísticos.

Destacamos nossa inclusão de pessoas em situação de rua e abrigos, fornecendo transporte e acolhimento, ampliando horizontes e reduzindo estigmas sociais.

O sucesso do Projeto BRISA é fruto de colaborações com instituições, artistas locais, voluntários e a comunidade, criando um ambiente inclusivo onde a cultura é acessível a todos.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta das 8h às 20h

Endereço: 

Rua Senador Souza Naves, 2380 – Colonial, Londrina – PR,
CEP 86015-430